terça-feira, 17 de março de 2009

_ TEIMOSIA OU IRRACIONALIDADE MESMO?


inamar coelho

Século 21, terra...

Em tempos de irrefletidas e irreflexivas contradições é lançado ao espaço mais um telescópio em busca de outros planetas ou, quiçá, vida extraterrestre. É incrível tanto esforço da humanidade em saber do desconhecido quando o conhecido, os próprios “conterráqueos”, passam por tanto sofrimento: forram as armas de destruição em massa, constroem um telescópio com câmera de 95 mega pixels enquanto falta tanta UTI, máquina de raio X e até bisturi - instrumentos bem mais baratos e essenciais à manutenção da vida humana. Não vou mencionar nem a infinita quantidade de carros que abarrotam os pátios nestes tempos de crise, outra bosta.

Qual será o motivo dessa busca incessante que faz com que o terráqueo esqueça a sua própria condição? Buscar vida fora do planeta: será a necessidade de encontrar um lugar para fugir de tanta merda feita por aqui? Certamente não é para trazer mais seres viventes para este planeta tão debilitado! A não ser, talvez, para aumentar o número de votos de seres alienados dessa realidade para eleições de governantes mantenedores da desigualdade; para encher as filas de fieis nas seitas religiosas que poluem nossa existência; para mais mão de obra barata e clandestina de fácil escravização; para aumentar o número de leitores de livros de auto-ajuda; infelizmente não sei.

Sei que hoje há um sistema solar cheio de lixo espacial produzido com um dinheiro que poderia ser utilizado para minimizar o sofrimento dos seres humanos. Ou apenas daqueles que formam a maioria pobre que não tem acesso nem ao mínimo para sobrevivência. Mas não é nada de se abismar. O homem sempre teve esta “desqualidade” para interessar-se mais pelo desconhecido sem respostas do que pelo conhecido e com respostas: o sobrenatural incluindo deus e o diabo X a exploração e a desigualdade entre os homens.

Eles podem ir, mais uma vez, e voltarem sem encontrar nada, porém com a certeza que tentaram. Como um adolescente virgem que se perfuma todo para ir à balada na esperança de comer alguém e volta no outro dia cedo sem dinheiro, de ressaca e ainda virgem, quando não com um olho roxo alvejado por alguma donzela ofendida. O pior que pode acontecer, caso encontrem algum planeta ou alguém verde e exótico, é serem estes seres extraterrestres iguais a nós terráqueos, já que piores não podem ser, para o nosso próprio bem. Tenho dito.

Nenhum comentário: