quarta-feira, 1 de abril de 2009

_COMÉDIA OU TRAGÉDIA?

emmanoel cardoso


Sim, sou o personagem principal da mais brilhante obra literária dos últimos dois séculos. Não sou eu quem traça minhas atitudes e sim, a senhora lá de cima. Ao pé da sua máquina, essa velhota de cabelos curtos, olhos claros e dentes baços pelo constante uso da nicotina, dirige a parca trama da minha vida.

Conheço partes do livro, eu mesmo o li. Morro da forma mais brilhante e sutil imaginada. Não é Lindo e Trágico tal desfecho? Certamente a obra-prima dentre seus oito livros, todos escritos durante sessenta e cinco anos de dedicação e reclusão.

Sei que o fato de saber que irei morrer no final causa medo. Logo quando minha vida começa a tomar um rumo inesperado... quando finalmente consigo fazer sexo, deixando de lado toda aquela pilha de filmes e revistas da Butman! Ela sempre estraga tudo...

Porém, sei que se não for agora, algum dia terei de morrer. Pode ser engasgado com um pedaço de castanha, ou tentando ligar o chuveiro elétrico num daqueles dias frios e chuvosos. Não sei, ela pode mudar o final. Só sei que ela mata todos os seus mocinhos!

Gostaria de continuar vivo, mas, isso iria destruir a beleza de sua obra. Resigno-me a aceitar o final. Iria me decepcionar caso não tivesse a mesma beleza.

Uma coisa é certa em toda história trágica: O herói sempre morre, mas sua história permanece viva para sempre!


Nenhum comentário: